sábado, 12 de setembro de 2015

Luís Gomes-RN: o Vereador Segundo apresenta projeto de lei sobre acessibilidade, apoio, proteção e assistência à pessoa com deficiência.

O Vereador José Nunes Segundo do município de Luís Gomes assinou anteontem e entregou ontem na Secretaria da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 02/2015 que dispõe sobre normas municipais de acessibilidade, apoio, proteção e assistência à pessoa com deficiência.

Uns dos assuntos que constam no Projeto de Lei do Vereador Segundo

Consta que a acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização com segurança e autonomia dos espaços”. Isso, para que não haja barreiras, ou seja, que “qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso à liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas”.

Consta que “as barreiras” são classificadas assim: as “arquitetônicas nas edificações, as existentes no interior dos edifícios; arquitetônicas urbanísticas, as existentes nas vias públicas e nos espaços de uso público”; bem como “barreiras” nas comunicações quando há “qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos sistemas de comunicação, sejam ou não de massa”.

Consta que “a pessoa com deficiência tem direito a atendimento prioritário em órgão da administração municipal, observando-se ordem de chagada”.

Consta que “as pessoas com deficiência permanente terão assegurado o direito de se inscreverem em concurso público para provimento de cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, para as quais serão reservadas, no mínimo, cinco por cento das vagas oferecidas no concurso ou que venham a ser abertas no prazo de validade do concurso”.

Consta que “deverão ser reservadas cinco por cento do número total de permissões para a exploração de serviço de vendas ambulantes e barracas de comércio de produtos alimentares e artesanais para a exploração por pessoas portadoras de deficiências permanentes”.

Na sua justificativa, o Vereador Segundo afirma que é importante a aprovação de uma Lei que ofereça as “condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, conferindo o direito de ir e vir a todos os serem humanos ao estabelecer normas visando a garantia dos direitos individuais e coletivos da pessoa com deficiência”.

Trâmites para aprovação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Luís Gomes
O Vereador Segundo afirma que depois que um Projeto de Lei é entregue na Secretaria da Câmara, ele é encaminhado para leitura em Plenário em uma das sessões ordinárias. Daí ele segue para a Comissão de Legislação Justiça e Redação Final, passando depois a ser debatido em duas sessões (1º e 2º debate). Depois dos dois debates o assunto volta ao Plenário da Câmara em mais uma sessão, para aprovar ou desaprovar. Se houver aprovação o assunto passa para o Poder Executivo, para sancionar ou vetar. Se houver veto a Câmara se reúne e, para derrubar o veto do Executivo precisa do apoio de 6 dos nove vereadores existentes no município (Luís Gomes).

Para ter acesso à íntegra do Projeto de Lei do Vereador Segundo Clique Aqui

Da Redação