quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Rio Grande do Norte: o Tribunal de Contas deflagra ações de apoio à campanha “10 Medidas contra a Corrupção”.

.
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) deflagrou nesta quinta-feira (17) ações de apoio à campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, lançada em julho pelo Ministério Público Federal. O objetivo em nível nacional é coletar 1,5 milhão de assinaturas para que as dez propostas de mudanças legislativas que ajudarão no combate à corrupção sejam encaminhadas como projetos de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional.

Durante a sessão, o presidente Carlos Thompson Costa Fernandes fez o anúncio público do apoio do TCE/RN à campanha. Ele leu as 10 medidas e assinou a ficha de adesão à ação popular. Em seguida, os demais conselheiros presentes também preencheram o documento, confirmando o apoio a campanha. As fichas de adesão serão distribuídas em todos os setores e gabinetes do Tribunal, ficando à disposição dos servidores interessados em assinar o documento.

No Rio Grande do Norte, além das unidades do MPF se somaram à campanha instituições como o Shopping Midway Mall; o América Futebol Clube; o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN); a Diocese de Mossoró; a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo; a Associação dos Surdos de Natal; e os Escoteiros de Natal.

Essas entidades se somam a apoios já confirmados, como os da Anamatra; Ministério Público do Estado; Justiça Federal; Amarn; Controladoria Geral do Município de Natal; Tribunal de Contas do Estado; Procuradoria Geral do Tribunal de Contas do Estado; Ampern; o Movimento Articulado de Combate à Corrupção; e o Ministério Público do Trabalho.

Qualquer cidadão pode participar, assinando as listas e até mesmo as imprimindo no site www.10medidas.mpf.mp.br e entregando nos pontos de coleta.

Do que tratam as 10 medidas:
1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação
2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos
3) Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores
4) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal
5) Celeridade nas ações de improbidade administrativa
6) Reforma no sistema de prescrição penal
7) Ajustes nas nulidades penais
8) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
9) Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado
10) Recuperação do lucro derivado do crime

Texto copiado do tce.rn.gov.br