segunda-feira, 11 de maio de 2009

Luís Gomes-RN: depositado Noventa Mil Reais para a próxima etapa do Compra Direta.

.
Já foi depositado na conta do estado do Rio Grande do Norte, Noventa Mil Reais para a próxima etapa do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar do município de Luís Gomes, que ocorrerá de Agosto a Dezembro de 2009. A informação foi dada à reportagem do Repórter RN pelo engenheiro agrônomo Kergenilson de Paiva Menezes, extensionista rural da Emater local.

O Programa Compra Direta da Agricultura Familiar é uma iniciativa do Governo Federal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e executado em todo o país, em parceria com estados e municípios. O governo compra os produtos do Agricultor Familiar e os distribui às instituições carentes. No Rio Grande do Norte quem executa o programa é a Emater.

Segundo o engenheiro Kergenilson, o programa além de oferecer melhoria na alimentação das instituições carentes no município, incentiva a Agricultura Familiar ao promover um valor justo de mercado aos produtos agrícolas e pecuário, dificultando a intervenção do atravessador.

Kergenilson disse que Luís Gomes recebeu para a etapa do Compra Direta de Março e Abril de 2009, Trinta Mil Reais, para comprar macaxeira; doce de goiaba; galinha caipira; mel de abelha; coentro; cebolinha; alface; beterraba; cenoura; entre outros produtos.

Ao ser indagado pela reportagem sobre o percentual da participação Federal, Estadual e Municipal no Compra Direta em Luís Gomes, Kergenilson disse não dispor dos dados naquele momento, mas achou ser de Oitenta por Cento a participação do Governo Federal. Já com relação à participação Municipal, o engenheiro Kergenilson assegurou que o município dá o apoio logístico: prédio (unidade local do programa) para estocar os alimentos; manter os alimentos em condições de uso e divulgar o programa.

Da Redação