![]() |
. |
Segundo Ivonalda Bezerra (segunda secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), 8 pessoas do município foram capacitadas para trabalhar o 18 de Maio: Lupécio Aistan (do Conselho Tutelar); Maria José Gomes (do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); Ivonalda Bezerra (da Secretaria de Assistência Social); Francisco Evaldo da Silva (da Secretaria de Saúde). Já Maria Solange Batista; Ruthe Batista; Kaliane Costa e Michele Fernandes Dantas (representando a Secretaria de Educação).
Ivonalda afirmou que foram criadas 8 comissões para trabalhar o Projeto nas zonas urbana e rural do município, explicando aos alunos, professores e aos diretores de escolas, como identificar pessoas abusadas sexualmente. Tanto com relação ao abuso Doméstico (aquele que acontece em casa) e o Interfamiliar (aquele que acontece entre a família, mas que o abusador não mora na mesma casa).
Ivonalda afirmou que o dia 18 de Maio (de 2009) é a data do encerramento da Campanha e o ponto Culminante. Pois todas as escolas irão participar de uma caminhada, que sairá do centro da cidade e terá como ponto final o conjunto Sol Nascente. No Sol Nascente, segundo ainda Ivonalda, haverá apresentação de cartazes mostrando tudo o que foi feito para a comunidade; as crianças; os adolescentes e os abusadores.
Ivonalda Bezerra afirmou, por último, que o Ministério da Justiça financiou a capacitação das 8 pessoas (Ver os nomes no Segundo Parágrafo ) e a Prefeitura está financiando o material didático e viagens para a zona rural.
O dia 18 de Maio foi criado para ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei n° 9.970, de 17 de Maio de 2000, em razão do crime que comoveu o país, ocorrido na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi espancada, violentada e assassinada.
Da Redação